29/04/2025
Obrigado, Instituto Educacional Manoel Pinheiro!
10/04/2025
Um arremesso, uma aventura

05/02/2025
23/01/2025
De felicidade também se vive
06/01/2025
🌞 Leituras de verão! 🌞
08/12/2024
13/11/2024
Camarada
Um amigo é boa companhia
até debaixo d'água.
Um amigo entende o silêncio.
Um amigo faz barulho com a gente.
E o coração fica mais forte
para seguir em frente.
O Pássaro das Sombras
09/11/2024
31/10/2024
Gira-tempo
Vento na vela, calor no coração
09/10/2024
29/09/2024
Travessura
21/09/2024
Visita à Escola Espaço do Saber
O encontro com os estudantes da Escola Infantil e Fundamental Espaço do Saber no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, foi espetacular! O autor Pedro Antônio de Oliveira participou de um bate-papo delicioso com bastante pão de queijo, bolo e suco.
As crianças do 5⁰ ano leram Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras, da Editora Lê, obra que compõe a Mostra Cultural 2024, marcada para outubro.
Pedro falou sobre suas inspirações e incentivou a turminha a mergulhar cada vez mais no universo da literatura e do conhecimento. Ele também autografou os livros da meninada! Que incrível!
Foi lindo, pessoal! Nosso muito obrigado à direção da escola, aos educadores, incluindo a equipe que preparou o saboroso café da manhã, aos pais e aos leitores, pela calorosa recepção. Parabéns ao professor Heitor Lima pela forma carinhosa como conduziu a interação.
Um abração do Pássaro das Sombras pra todo mundo!
O quintal do vizinho
Em 2024, a primavera no Hemisfério Sul começa neste domingo, dia 22 de setembro, às 9h44, no horário de Brasília.
05/09/2024
Participe do lançamento do livro "Meus heróis na sala de estar"!
02/09/2024
Brevidade
18/08/2024
Sorte nossa!
Você, tão brilhante!
Buscando o futuro
26/07/2024
No dia da vovó, este livro com carinho ♥
Enquanto o neto corajoso tenta impedir essa separação, os rumos desta trama começam a mudar. Ainda bem que o amor e a gentileza são superpoderes capazes de livrar os humanos da solidão. Afinal, nem todos os heróis usam capa ou voam sobre a cidade. Um conto sensível sobre afeto e transformação.
Não deixe de conferir essa obra, escrita por mim, Pedro Antônio de Oliveira, autor também de Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras! As ilustrações são do designer gráfico e artista visual EduSá.
A todas as vovós, aos vovôs, aos netos e às netas, um feliz Dia dos Avós o ano inteiro!
Clique e saiba mais sobre o Dia da Avó.
Pedro Antônio de Oliveira
Bagunceiros da alegria
Tempinho de férias
23/07/2024
Destino
eu posso ser um trenzinho
levado pelo vento.
O Pássaro das Sombras
22/07/2024
Aaatchim!!!...
16/07/2024
Luzes
01/07/2024
Um pássaro bem mais feliz
O Pássaro das Sombras
11/03/2024
Mil desenhos na cabeça
02/03/2024
Dilema espacial
Outro dia, fiquei pensando... Deve ser bom demais viajar de foguete! Imagine subir bem alto, acima das nuvens, chegar pertinho das estrelas e, quem sabe, conhecer novos planetas.
Toda noite, depois do jantar, eu passo horas olhando para o céu, sonhando em explorar outras galáxias e fazer amizade com bichos de outros lugares. O universo deve ser imenso, lindo, talvez infinito!
Ah, se eu tivesse asas poderosas ou construísse uma nave espacial incrível, não perderia tempo!
Já sei! Vou me matricular em um curso pra ser astronauta. Ih... mas, e se eu sentir saudade da Terra? Amo tanto as coisas por aqui: a natureza, minha família, meus amigos, a escola... Ir ou ficar? Que dúvida!
31/01/2024
Assim nasce um herói
Sentia um pouco de medo. Será que eu suportaria ficar a tarde inteira sozinho, no meio daquela gente estranha, longe da mamãe?
No portão, um grupo de meninos da minha idade dava um escândalo para não entrar. Quase fiz o mesmo se não tivesse batido uma tremenda vergonha! Mamãe se despediu com um beijo e um abraço quentinho.
Lá dentro, minha aflição foi passando, passando... A professora era legal, tinha uma voz alegre. Ela me deu toquinhos e pininhos para brincar. E assim eu inventei castelos, aviões, robôs e guerreiros invencíveis. Meus colegas de sala eram bem divertidos. Alguns pareciam meio calados, mas logo foram se soltando.
À tardinha, mamãe foi me buscar. Eu me senti forte, um herói de verdade por ter conhecido e enfrentado um novo mundo. Começava ali um caminho imenso de sonhos, alegrias e descobertas. Que bom sentir coragem para ver e aprender coisas novas.
As primeiras professoras ainda moram no meu pensamento: Tia Luiza, Tia Elizabeth, Tia Isabel... Tão carinhosas, elas me deram de presente um universo de sensações marcantes. Elas tinham a letra redondinha, contavam histórias emocionantes e ensinavam tudo com doçura.
15/01/2024
Férias! Eu amo férias!!
As férias foram feitas para tirar os olhos do relógio, esquecer um pouco a pressa, recarregar as energias e perceber o quanto valeu a pena a dedicação de um ano inteiro estudando! Nossa! O quanto você aprendeu, o quanto você ficou mais forte para as novas fases da vida... Já pensou nisso? É incrível saber que todo o esforço foi recompensado. Parabéns! Você merece.
Agora o tempo é todo seu. É você quem decide o que vai fazer com ele. Então aproveite bastante e se divirta!!
24/12/2023
Um feliz Natal pra todo mundo!
23/12/2023
Ao Colégio Santo Agostinho Gutierrez de Belo Horizonte
18/12/2023
Noite feliz
Os brilhos de dezembro se multiplicavam em cada vitrine. Luzes coloridas alegravam as ruas. Árvores de Natal disputavam entre si qual delas chamava mais a atenção. Àquela hora da noite, apesar da chuva que ameaçava cair, ainda era possível avistar pessoas caminhando apressadas com enormes embrulhos nas mãos.
Em incontáveis lares da cidade, pratos saborosos deviam estar sendo preparados, enquanto tudo, aos poucos, tentava se acalmar. A fúria das compras e o tromba-tromba nas esquinas iam dando lugar ao silêncio e a um desejo natalino de repouso e paz.
Foi então que um aguaceiro desabou sobre a metrópole. De repente, uma pesada cortina de chuva escondeu cada pisca-pisca, cada enfeite, envolvendo em seus braços molhados os prédios, os carros e as estrelas que pontilhavam o céu.
Debaixo do viaduto de uma imensa avenida, nenhuma luz colorida, nenhuma bola reluzente, nenhum pinheiro luzindo. Naquele lugar, não havia indício algum de Natal. Ao lado do amontoado de caixas de papelão, um enorme rio se formava por causa da enxurrada. Goteiras tilintavam dentro de algumas panelas vazias. Música de sino?
Diante da cidade encharcada e ocupada em festejos, um vibrante choro de criança vencia o barulho dos trovões e os clarões da tempestade. Mas essa mesma cidade, naquele instante, não sabia e nem podia ouvir nada.
No abrigo feito de papelão, nascia um menino, que talvez se chamasse Jesus da Silva, filho do José Romeiro da Silva e da Maria da Anunciação Silva, catadores de papel, caçadores de sonhos.
Nascia, sim, o Jesus da enorme cidade. Mais um Jesus sem presentes, sem árvores com luzes piscando ao seu redor, sem o perfume das deliciosas comidas. Era Natal e muitos na cidade nem sonhavam. A chuva ocultou o Jesus do viaduto e tantos outros mistérios daquela noite.
Mesmo sem um coral de anjos a entoar canções natalinas, mesmo sem uma estrela a guiar o futuro, para José, para Maria e para Jesus, era noite feliz.
02/12/2023
Seja um artista da arte abstrata! Que demais!
Alguém já ouviu falar em arte abstrata? É muito legal!
A arte abstrata ou abstracionismo não representa objetos próprios da nossa vida como prédios, árvores, animais, carros ou pessoas... Ela pode apenas parecer uma explosão de cores, linhas e formas não definidas. Dê só uma olhada aí nesse vídeo do Mundo de Kaboo e você vai entender tudo! Há pintores famosos que fazem muito bem isso! Depois pesquise pra você ver!