17/01/2015

Brinquedos de papel

Oi, galeríssima!

Nestas férias, aproveite para fazer algo diferente. Algumas brincadeiras simples podem divertir bastante. Eu, por exemplo, adoro brincar de "Detetive, Assassino e Vítima". É superlegal! Basta você escrever, em pedaços de papel, as palavras "Detetive", "Assassino" e "Vítima" ou somente as iniciais "D", "A" e "V". Preste atenção: só existem um assassino e um detetive. Os demais participantes serão as vítimas. Faça o sorteio. Quem sair com a palavra "Assassino" vai piscar discretamente para os demais jogadores, a fim de "matar" (de brincadeirinha, é claro!) as vítimas. E quem tirar o papelzinho escrito "Detetive" terá a missão de descobrir o assassino e evitar que ele ganhe o jogo, exterminando todos os competidores. É lógico que ninguém pode ver o papelzinho do outro, que deve estar bem-dobrado. Daí, fica aquele clima de suspense. Quem será o bandido? E o detetive? Ele é esperto mesmo? O assassino também precisa ficar antenado e não piscar para o detetive, senão, em pouco tempo, ele estará atrás das grades. A vítima que tiver "morrido" deve anunciar que foi atacada pelo assassino. E o detetive, assim que descobrir o patife, deve gritar:
"Você está preso em nome da lei!". 
Então! Gostou? Junte seus amigos e bora-bora brincar! 

Quer ver mais dicas de jogos,
utilizando apenas lápis e papel? Clique aí: 


Logo abaixo, alguns exemplos bacanas de origami, termo que vem do japonês: "oru", dobrar, e "kami", papel. Ou seja, é a arte secular japonesa de dobrar papel, criando objetos, por meio de dobras geométricas, sem cortar ou colar. Separamos vídeos que ensinam a fazer aviãozinho, barquinho, um peixe e uma mola maluca. No YouTube, é possível encontrar muitos outros igualmente incríveis. 
Mãos à obra, pessoal!





O Pássaro das Sombras

08/01/2015

O vingador mascarado


Aqui na floresta, há bichos bastante curiosos, como é o caso do guaxinim. Já ouviu falar? 

O guaxinim dorme de dia e adora sair à noite. Ele é onívoro, ou seja, um animal que come de tudo, de tudo mesmo, até lixo (argh!) Mas, um detalhe: ele lava o alimento antes de saboreá-lo. Pelo menos, a mãe dele deve ficar satisfeita, porque ele limpa o prato. 

Esse bichinho, que é mamífero, costuma ter pernas curtas, focinho pontudo e orelhas pequenas, que ficam sempre em pé. E, por falar nisso, seus pés são nanicos e se parecem com as mãos de seres humanos; não possui pelos.

Alguns guaxinins moram nas cidades, em espaços ocos de árvores e até no forro das casas. Preso, em reservas protegidas ou em zoológicos, o guaxinim pode viver vinte anos. Na natureza, que é bem mais legal, muitos não passam de cinco anos, pois ficam doentes, principalmente com raiva, atacam plantações e são vítimas de caçadores que querem retirar suas peles.

Neste vídeo, um guaxinim rouba 
a comida dos gatos e, antes de comer, 
dá uma lavadinha na refeição


Leia mais:


O Pássaro das Sombras