Ilustração: Bruna Assis Brasil |
O caracol estava invocado. Não aguentava mais a impala zombando dele, dizendo para todos os bichos da savana que ele era devagar, quase parando.
Certo dia, enchendo-se de coragem, o caracol propôs:
– Quer apostar uma corrida comigo, impala?
– Hããã… – a impala pensou, e, rindo por dentro, aceitou.
Seria um dia histórico. O caracol, que sabia ler e escrever, mandou uma carta para os outros caracóis. A carta dizia assim:
“Amigos caracóis, por muito tempo fomos humilhados pelos antílopes nesta savana. Eles são orgulhosos e vivem zombando do nosso jeito vagaroso de andar. Chegou a hora de acertarmos as contas. Neste domingo, peço que cada um de vocês ocupe um lugar na estrada reta, que vai até o rio fundo, para uma longa e diferente corrida. Quando a impala passar e chamar ‘caracol’, todos devem responder ‘aqui’.”
No dia marcado, impala e caracol estavam prontos para correr. A impala fazia muitos exercícios de alongamento, espichava-se toda, muito exibida. Já o caracol, usava um tênis roxo e parecia tranquilo.
Foi dada a largada e o caracol deixou a impala sair na frente. Escondeu-se em um arbusto e, quando a impala chamou por ele, respondeu:
– Estou aqui!
Assim foi ao longo de toda a estrada. Não sabia a impala que em cada arbusto havia um caracol igualzinho ao amigo corredor. Quando ela perguntava:
– Caracol?
O caracol mais próximo respondia:
– Estou aqui!
Embora estranhasse o fato de o caracol estar sempre tão perto, a impala estava tão determinada a vencer a corrida que resolveu deixar de lado a sua cisma.
Mas, a certa altura, a impala estava exausta de tanto correr. Sem ver o caracol ao seu lado, resolveu parar um pouco antes do rio fundo para recuperar o fôlego. Mas quando a impala olhou para a frente, viu um caracol triunfante completando a corrida.
O caracol venceu e até hoje a impala não sabe como isso aconteceu. O importante é que os dois se tornaram grandes amigos e todo domingo correm juntos!
Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CLIQUE AÍ EM CIMA PARA CARREGAR OS COMENTÁRIOS QUE NÃO APARECEM NESTA PÁGINA.
Olá. Aqui é o Pássaro das Sombras. Obrigado por estar aqui. Seu recadinho eu irei responder rapidinho.