15/12/2018

A impala e o caracol - conto africano

Ilustração: Bruna Assis Brasil

O caracol estava invocado. Não aguentava mais a impala zombando dele, dizendo para todos os bichos da savana que ele era devagar, quase parando.

Certo dia, enchendo-se de coragem, o caracol propôs:

– Quer apostar uma corrida comigo, impala?

– Hããã… – a impala pensou, e, rindo por dentro, aceitou.

Seria um dia histórico. O caracol, que sabia ler e escrever, mandou uma carta para os outros caracóis. A carta dizia assim:

“Amigos caracóis, por muito tempo fomos humilhados pelos antílopes nesta savana. Eles são orgulhosos e vivem zombando do nosso jeito vagaroso de andar. Chegou a hora de acertarmos as contas. Neste domingo, peço que cada um de vocês ocupe um lugar na estrada reta, que vai até o rio fundo, para uma longa e diferente corrida. Quando a impala passar e chamar ‘caracol’, todos devem responder ‘aqui’.”

No dia marcado, impala e caracol estavam prontos para correr. A impala fazia muitos exercícios de alongamento, espichava-se toda, muito exibida. Já o caracol, usava um tênis roxo e parecia tranquilo.

Foi dada a largada e o caracol deixou a impala sair na frente. Escondeu-se em um arbusto e, quando a impala chamou por ele, respondeu:

– Estou aqui!

Assim foi ao longo de toda a estrada. Não sabia a impala que em cada arbusto havia um caracol igualzinho ao amigo corredor. Quando ela perguntava:

– Caracol?

O caracol mais próximo respondia:

– Estou aqui!

Embora estranhasse o fato de o caracol estar sempre tão perto, a impala estava tão determinada a vencer a corrida que resolveu deixar de lado a sua cisma.

Mas, a certa altura, a impala estava exausta de tanto correr. Sem ver o caracol ao seu lado, resolveu parar um pouco antes do rio fundo para recuperar o fôlego. Mas quando a impala olhou para a frente, viu um caracol triunfante completando a corrida.

O caracol venceu e até hoje a impala não sabe como isso aconteceu. O importante é que os dois se tornaram grandes amigos e todo domingo correm juntos!

Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC)

Esse conto popular africano foi escrito em estilo fábula, uma história que tem como personagens principais os bichos. Nessa história, livremente adaptada pela CHC, nem a impala estava certa por zombar do caracol, nem o caracol foi correto ao enganar a impala. Mas… pelo menos, nasceu uma amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIQUE AÍ EM CIMA PARA CARREGAR OS COMENTÁRIOS QUE NÃO APARECEM NESTA PÁGINA.

Olá. Aqui é o Pássaro das Sombras. Obrigado por estar aqui. Seu recadinho eu irei responder rapidinho.