Foto: Cemirim |
Paulinho, de apenas dez anos, dono de Clarabela, tentou resgatá-la, usando uma pedra amarrada na linha. Foi logo impedido por populares de continuar o salvamento, pois se arriscava a levar um choque.
Desesperada, a pipa gritava por socorro. De vez em quando, dirigia a seu dono calorosos xingamentos. Segundo a vítima, Paulinho já havia sido advertido sobre o perigo de soltar pipas perto da rede elétrica, mas nunca ligou pra isso.
Após horas de desespero, um final feliz. O próprio vento desembaraçou Clarabela. A pipa foi levada ao hospital em estado de choque, onde se recupera do susto. De lá, seguiu para uma clínica de repouso, a fim de se livrar do trauma.
O drama de Clarabela não é um caso isolado. Nas férias, centenas de pipas em todo o país ficam presas em fios, árvores e antenas de tevê. Várias são forçadas a duelar com outras pipas e papagaios. E, por causa do perigoso cerol, suas linhas são facilmente cortadas; com isso, muitas permanecem para sempre perdidas, vagando pelo céu.
As autoridades já pensam em responsabilizar os garotos que continuarem pondo em perigo a vida das pipas.”
Pedro Antônio de Oliveira
(O Pedro é autor do livro "Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras" (Editora Lê)
ATENÇÃO! DICA IMPORTANTE DO PÁSSARO DAS SOMBRAS:
Olá, pessoal! É tempo de férias e de se divertir, mas... soltar pipas perto da rede elétrica é o maior perigo. Além disso, muita gente por aí anda usando cerol, que é aquele vidro moído misturado à cola, para cortar a linha de outros papagaios de seda. Isso não é legal porque a linha cortante acaba ferindo gravemente crianças e adultos. A chamada "linha chilena", então, é terrível! Vários motoqueiros já morreram atingidos por essa linha! Pense em você e nas outras pessoas também! É possível brincar com segurança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CLIQUE AÍ EM CIMA PARA CARREGAR OS COMENTÁRIOS QUE NÃO APARECEM NESTA PÁGINA.
Olá. Aqui é o Pássaro das Sombras. Obrigado por estar aqui. Seu recadinho eu irei responder rapidinho.