24/02/2020

Cérebro de minhoca


Vizinha das formigas, a minhoca é outra biruta! Rebolativa e apressada quando quer! Quando não quer, vira bicho subterrâneo. Parece que foge, parece que passeia pelo Mundo da Lua! Encolhe, estica, estica e encolhe! Pula e se enrosca, finge de morta e, no minuto seguinte, que nem espoleta, some depressa se encafifando na terra fofa. Bem que gosta de prosa, e nem se toca que atrapalha as formigas que sempre têm mais o que fazer do que ficarem tricotando, tagarelando num ti-ti-ti sem fim na porta do formigueiro.

Minhoca não é tão preguiçosa como dizem por aí as más línguas. Ela trabalha e muito: fura buracos e mais buracos. Será que cava túneis só para as formigas e outros bichos escaparem de congestionamentos? É quase igual ao mundo dos homens em que carro e metrô passam debaixo da terra. Bicho também! Como é boazinha a minhoca.

A família da minhoca cresce a olhos vistos. Teve um dia que, debaixo de uma pedra, estava lá um bolo de minhoquinhas, miudíssimas, agitadas, embaraçadas umas nas outras. Um ninho de minhocas! Bicho nojento, molhado, assustado, desconfiado. Pra começar, de que lado mesmo fica a cabeça dela? Rabo e cachola se parecem a mesma coisa.

E elas? Comem o quê? Terra? Como dá pra saber se a minhoca é minhoca ou se a minhoca é um “minhoco”? É tudo igual. Não vejo diferença, nem cabelo grande, nem uma listra mais charmosa, nem jeito de requebrar mais elegante... E tem outra: por que galinha gosta tanto assim de minhoca? Já a minhoca faz 200 quilômetros por hora quando bate os olhos na galinha! (Eu disse olhos? Minhoca tem olhos?) Até que podia brotar daí uma bela amizade... Vai entender cabeça de minhoca e de galinha! Ali não nascem cabelos nem neurônios!

Pro próprio destino cavar
Túnel com luz no fim
É preciso mergulhar de cabeça
E não vale usar enxadas
Mas, sim, ideias e sonhos-cambalhota
E não deixar nunca, preste atenção, eu disse nunca!...
Que a felicidade desista da gente.


O Pássaro das Sombras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIQUE AÍ EM CIMA PARA CARREGAR OS COMENTÁRIOS QUE NÃO APARECEM NESTA PÁGINA.

Olá. Aqui é o Pássaro das Sombras. Obrigado por estar aqui. Seu recadinho eu irei responder rapidinho.