04/02/2020

De sol a sol


Difícil tirar um cochilo depois do almoço com essa barulheira! Alguém acha fácil pregar os olhos estando perto delas? Vizinhas mais malucas, mais alucinadas por trabalho!

Juntas, as formigas parecem uma locomotiva desembestada cheia de vagões, em linha reta e linha torta. E, mesmo de bico fechado, não deixam de causar tumulto na mexida frenética de operárias dedicadas. Às vezes, preferem caminhar em ziguezague. De vez em quando, buscam outra direção. Para manterem a rota, escalam um galhinho, contornam uma pedra "gigante". Por vezes, partem em mil pedaços o silêncio. É que as formigas encontram no sentido oposto outras comadres trabalhadeiras. E aproveitam o momento para um cochicho, para uma troca de confidências. Segredo assim deixa logo de ser segredo, não acha? Afinal, o que uma fica sabendo sai logo multiplicando para o resto da fila.

Formiga é bicho curioso. Será que duvida das coisas? Acha formiga um inseto fofoqueiro? O encontro rapidinho, entre um passo e outro, pode bem ser somente um “Oi, que saudade de você! Tudo bem? E a família? Só crescendo, né!...”

Será que trocam dicas sobre o tempo? Formiga entende de meteorologia? Deve entender, ora! Porque, no frio, elas correm pra dentro e ficam só festejando sabe-se lá o quê e devorando o que carregaram, a duras penas, o verão todinho! Correm o risco de virarem umas formigas fofas, umas tanajuras de bumbuns gorduchos. Comer e dormir. Dormir e comer. Minha nossa!

Que vontade de conhecer uma casa de formiga só pra saber se dentro dela tem luz elétrica. Quando chove, não entra nem uma gotinha d’água? Aposto que entra. Vai ver todas têm curso de mergulho. Além de boas nadadoras, devem ter visão raio-x, raio-y e raio-z! Se não fosse assim, como poderiam enxergar no escuro? Já sei! Bem na hora do jantar, elas acendem velas ou usam uma lanterna a pilha.

E a formiga lava-pés? Tem muito nojo de chulé? Tão miúda e tão zangadinha! Meu desejo é dar no pé na hora em que aparece um montão delas doidas pra subir na gente. Dóóóói! As picadas deixam as pernas empoladas! E depois coooça... e coça... e...

Enquanto a gente pensa nisso tudo, formiga não brinca em serviço. Não descansa nem pisca! É com chuva, frio ou sol de rachar mamona! Ih, lá se foram, enfileiradas e apressadas, se enfiando no buraco e sumindo debaixo do chão!

Se o mistério andasse em fileira
Era fácil segui-lo até o fim
E descobrir que esconde verdades ou mentiras
Que a cabeça da gente inventa todo dia
Porque gosta de passatempo
Mas também seria triste ter de caminhar a vida toda em linha reta
Pois os dias vividos não são assim
Tudo é ziguezague, é morro, é plano também
É labirinto que abriga, em uma esquina-surpresa,
A felicidade que o coração deseja
Com ansiedade de menino.

O Pássaro das Sombras
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIQUE AÍ EM CIMA PARA CARREGAR OS COMENTÁRIOS QUE NÃO APARECEM NESTA PÁGINA.

Olá. Aqui é o Pássaro das Sombras. Obrigado por estar aqui. Seu recadinho eu irei responder rapidinho.